Acessibilidade / Reportar erro

A inter-relação entre cenografia e et(h)os* * Numa tentativa de conciliar, por um lado, a tradição dos estudos sobre o tema, na qual se consagrou a grafia ethos, e, por outro, a recente inclusão de etos em dicionários da língua portuguesa (Houaiss, Volp), optamos neste artigo pela forma et(h)os, procedimento já adotado em Souza-e-Silva & Rocha (2012). : Carmen - les racines d'un mythe, de Maingueneau

The interrelationship between scenography and ethos: Carmen - les racines d'un mythe, by Maingueneau

Resumo:

Este artigo tem por objetivo abordar o conceito de et(h)os por uma via singular, tomando-o como dispositivo construído em solidariedade com uma cenografia. Partindo-se da semântica global, compreendida como horizonte teórico delineado por D. Maingueneau (1984MAINGUENEAU, Dominique. Carmen, les racines d'un mythe. Paris: Éditions du Sorbier, 1984.; 2008MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.), centramos o presente debate em Carmen – les racines d'un mythe, obra não traduzida para o português, escrita à mesma época de Genèses du discours. O que pretendemos ao aproximar as duas obras é explicitar o quadro teórico construído em Genèses, em especial a cenografia e o et(h)os, como articuladores da leitura de Carmen a que procede o autor.

Palavras-chave:
semântica global; et(h)os; cenografia; enlaçamentos; mito de Carmen

EDIPUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, 90619-900, Tel: 3320-3500 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: letrasdehoje@pucrs.br