Acessibilidade / Reportar erro

Ethos discursivo na publicidade: uma imagem, uma polêmica

Discursive ethos: an image, a polemic

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo maior refletir sobre o fenômeno da mercantilização da educação a partir da depreensão do ethos discursivo da publicidade de uma instituição de ensino superior privada, cuja circulação gerou controvérsias por retratar o momento sócio-histórico em que o mercado financeiro avança sobre a educação. Para tanto, recorre-se ao arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso, numa vertente enunciativa, e aciona-se a noção de ethos discursivo, tal qual desenvolvido por Dominique Maingueneau. Coletado em formato digital, o corpus consiste num cartaz publicitário que gerou polêmica nas redes sociais e que, por isso, foi retirado de circulação. Os resultados mostram que a escolha do fiador do discurso representa a corporificação do neoliberalismo em sua atual conjuntura. No entanto, embora com as condições de produção favoráveis, o mundo ético oferecido nesse discurso não foi bem aceito, ocasionando a sua interdição.

Palavras-chave:
Análise do Discurso; ensino superior; publicidade; ethos discursivo; polêmica

EDIPUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, 90619-900, Tel: 3320-3500 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: letrasdehoje@pucrs.br