SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue3Composition of essential oil and allelopathic activity of aromatic water of Aster lanceolatus Willd: (Asteraceae)Extract from leaf of Psidium guajava L depresses the guinea pig atrial contractility by interfering with potassium and calcium channels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

Print version ISSN 1984-8250

Abstract

BARTOLINI, Fabrício Luiz Silva et al. Official monitoring of the Brazilian Norm for Commercialization of Food for Nursling and Children of First Infancy, Rubber Nipples, Pacifiers, and Nursing Bottles - NBCAL. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2009, vol.45, n.3, pp. 475-482. ISSN 1984-8250.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502009000300013.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar propagandas e publicidades impressas de alimentos infantis, bicos, chupetas e mamadeiras, além das veiculadas em rádio, TV e internet, para verificar o cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (NBCAL). Também foi realizada a aquisição de bicos, mamadeiras e chupetas em "lojas de 1,99" e de departamento, para a verificação de rotulagem de acordo com a NBCAL. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado no período de maio a julho de 2006, no município de Juiz de Fora, MG, mediante amostragem não representativa, de conveniência. A amostra constituiu-se de 680 peças publicitárias. Os resultados foram analisados pela estatística descritiva. Das 680 peças publicitárias analisadas, 564 (83,0%) não cumpriram a NBCAL. Foram encontradas irregularidades em 100% das amostras captadas em rádio, TV, jornais, revistas, hospitais e farmácias; em 70,1% das amostras captadas em supermercados; em 37% das amostras captadas em clínicas médicas e em 86,6% das captadas na internet. Concluiu-se que há necessidade de intensificar o monitoramento em caráter contínuo e que as ações educativas relativas à importância do aleitamento materno devem ser direcionadas para as mães, indústrias produtoras e empresas que comercializam alimentos infantis.

Keywords : Publicidade [de alimentos infantis]; Publicidade [avaliação]; Propaganda [de alimentos infantis]; Propaganda [avaliação]; Utensílios infantis [avaliação de rotulagem].

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English