SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Implication of anthropometric profile and alimentary consumption on risk for diseases among school children in the 1st to 4th gradesDevelopment and in vitro evaluation of sustained release multiparticulate tablet of freely water soluble drug índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

versão On-line ISSN 2175-9790

Resumo

GALDINO, Pablinny Moreira et al. Central activities of hydroalcoholic extract from Lafoensia pacari A. St.-Hil. stem bark. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2010, vol.46, n.3, pp.455-462. ISSN 2175-9790.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502010000300008.

Lafoensia pacari A. St.-Hil., uma espécie vegetal presente no Brasil, do Amapá ao Rio Grande do Sul, no Paraguai e na Bolívia, é popularmente conhecida como pacari ou mangava-brava e é utilizada como emagrecedor, cicatrizante, antitérmico, tônico e para tratar gastrite, úlcera, coceira, desânimo e câncer. No teste do campo aberto, o tratamento com o extrato hidro-alcoólico de pacari (HEP) reduziu o número de rearings e o número de quadrados invadidos além de aumentar o tempo de imobilidade dos animais em relação ao controle. No sono induzido por pentobarbital sódico o tratamento com HEP causou redução na latência e aumento na duração do sono. No rota-rod, o tratamento com HEP não alterou os parâmetros observados. No teste de labirinto em cruz elevado, com o tratamento com HEP foi observado aumento do percentual do tempo de permanência e de entradas nos braços abertos, caracterizando uma atividade tipo ansiolítica.

Palavras-chave : Lafoensia pacari A. St.-Hil [farmacognosia]; Extrato etanólico; Sistema Nervoso Central [estudo experimental]; Ansiedade [estudo experimental].

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons