SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue3Self-emulsifying therapeutic system: a potential approach for delivery of lipophilic drugs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

Print version ISSN 1984-8250

Abstract

BARBOSA, Maria Letícia de Castro et al. Therapeutic approaches for tumor necrosis factor inhibition. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2011, vol.47, n.3, pp. 427-446. ISSN 1984-8250.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502011000300002.

O fator de necrose tumoral (do inglês, tumor necrosis factor - TNF) consiste em uma citocina inflamatória essencial para a homeostase e defesa do organismo. A despeito de sua relevância fisiológica, o aumento da biossíntese e liberação do TNF conduzem à exacerbação das respostas inflamatória e oxidativa, as quais estão relacionadas à patogênese de várias doenças de natureza inflamatória, auto-imune e/ou infecciosa. A busca por abordagens terapêuticas eficientes na modulação do TNF tem sido alvo de diversos esforços de pesquisa. Aproximadamente um milhão de pessoas ao redor do mundo já foi tratado com inibidores biotecnológicos desta citocina, os chamados biofármacos anti-TNF. Entretanto, em face ao elevado risco de infecções e as limitações relacionadas ao custo e a via de administração, novas abordagens terapêuticas com foco em alvos que modulem, de forma direta ou indireta, a produção e/ou ativação do TNF surgem como alternativas promissoras para a descoberta de novos fármacos antiinflamatórios e imunomoduladores ativos por via oral e serão discutidas neste trabalho.

Keywords : Fator de necrose tumoral; TACE; MAPK p38; NF-κB; AMPc; Fosfodiesterase; Receptor de adenosina.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English