SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue3Statistical optimization of dithranol-loaded solid lipid nanoparticles using factorial designDesign of antiseptic formulations containing extract of Plinia cauliflora author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

Print version ISSN 1984-8250

Abstract

CHANGDEO, Jagdale Swati; VINOD, Musale; SHANKAR, Kuchekar Bhanudas  and  RAJARAM, Chabukswar Anuruddha. Physicochemical characterization and solubility enhancement studies of allopurinol solid dispersions. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2011, vol.47, n.3, pp. 513-523. ISSN 1984-8250.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502011000300009.

Alopurinol é fármaco comumente utilizado no tratamento de gota crônica ou hiperuricemia associada com o tratamento em condições diuréticas. Um dos maiores problemas com o fármaco é que este é praticamente insolúvel em água, o que resulta em baixa biodisponibilidade na administração oral. No presente estudo, dispersões sólidas de alopurinol foram preparadas pela evaporação do solvente, pelos métodos de amassamento, de coprecipitação, de comoagem e fusão fechada para aumentar sua solubilidade em água. Transportadores hidrofílicos, como polivinilpirrolidona, polietilenoglicol 6000 foram utilizados nas proporções de 1:1. 1:2 e 1:4 (fármaco: transportador). A solubilidade aquosa do alopurinol foi favorecida pela presença de ambos os polímeros. Estas novas formulações forma caracterizadas no estado líquido pelos estudos de solubilidade de fase e no estado sólido pela calorimetria diferencial de varredura, difração de Raio-X, espectroscopia de UV e de IV com transformada de Fourier. As caracterizações do estado sólido indicaram que o alopurinol estava presente como material amorfo e embebido em matriz polimérica. Ao contrário da velocidade de dissolução lenta do alopurinol puro, a dispersão do fármaco nos polímeros aumentou consideravelmente a taxa de dissolução. A dispersão sólida preparada com polivinilpirrolidona mostrou as maiores melhorias na molhabilidade e taxa de dissolução do alopurinol. A modelagem matemática dos dados da dissolução in vitro indicou o melhor ajuste ao modelo de Korsemeyer-Peppas e a cinética de liberação do fármaco primariamente como difusão não-Fickiana. Assim, o presente estudo mostrou que a polivinilpirrolidona e o polietilenoglicol 6000 têm efeito significativo na solubilização do alopurinol.

Keywords : Alopurinol; Polietilenoglicol 6000; Dispersões sólidas; Método de fusão fechada; Aumento da dissolução.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English