Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Citado por SciELO
Accesos
Links relacionados
Citado por Google
Similares en SciELO
Similares en Google
Compartir
Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences
versión On-line ISSN 2175-9790
Resumen
GIROLINETO, Beatriz Maria Pereira; JUNIOR, Veriano Alexandre; SAKAMOTO, Américo Ceiki y PEREIRA, Leonardo Régis Leira. Interchangeability among therapeutic equivalents of lamotrigine: evaluation of quality of life. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2012, vol.48, n.1, pp.95-102. ISSN 2175-9790. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502012000100011.
Epilepsia é o distúrbio neurológico grave mais comum no mundo todo. Aproximadamente 70% dos pacientes com epilepsia têm suas crises controladas com tratamento clínico e farmacológico. Esta pesquisa avaliou a possível interferência da intercambialidade entre equivalentes terapêuticos da lamotrigina na condição clínica e na qualidade de vida dos pacientes com epilepsia refratária. O estudo foi dividido em três períodos de 42 dias e em cada período foi dispensado um equivalente terapêutico, aleatoriamente (dois similares - formulação A e B e o medicamento de referência - formulação C). A dose média de lamotrigina foi de 5,5 mg/kg/dia. A ocorrência de efeitos colaterais tende a ser mais decisiva para a redução da qualidade de vida em epilepsia refratária em relação às variações no número de crises ou alterações nas concentrações plasmáticas. Os resultados demonstram que, independentemente do medicamento prescrito, a intercambialidade entre equivalentes terapêuticos pode interferir no sucesso do controle da epilepsia.
Palabras clave : Epilepsia [tratamento]; Epilepsia [controle]; Lamotrigina [equivalentes terapêuticos]; Medicamentos [intercambialidade].