SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue3Myostatin: genetic variants, therapy and gene doping author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

Print version ISSN 1984-8250

Abstract

SRIVALLI, Kale Mohana Raghava  and  LAKSHMI, P. K.. Overview of P-glycoprotein inhibitors: a rational outlook. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2012, vol.48, n.3, pp. 353-367. ISSN 1984-8250.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502012000300002.

Glicoproteína-p (P-gp), uma glicoproteína de transmembrana permeável, é um membro da superfamília (ABC) de cassete de gene de ligação de ATP que funciona especificamente como um carreador mediado pelo transportador de efluxo ativo primário. É amplamente distribuído por todo o corpo e apresenta uma gama diversificada de substratos. Diversos agentes terapêuticos vitais são substratos para P-gp e sua biodisponibilidade é reduzida ou a resistência é induzida devido ao efluxo de proteínas. Portanto, os inibidores da P-gp foram explorados para a superação da resistência a múltiplas drogas e problemas de biodisponibilidade deficiente dos substratos terapêuticos da P-gp. A sensibilidade das moléculas da droga à P-gp e vice-versa, pode ser estabelecida por vários modelos experimentais in silico, in vitro e in vivo. Desde a descoberta da P-gp, diversas pesquisas identificaram várias estruturas químicas como inibidores da P-gp. O objetivo deste presente estudo foi o de enfatizar a descoberta e desenvolvimento de inibidores mais novos, inertes, atóxicos e mais eficazes, visando especificamente os da P-gp, como aqueles entre os extratos vegetais, excipientes e formulações farmacêuticas, e outras moléculas racionais de droga. As aplicações do conhecimento de biologia celular e molecular, bancos de dados estruturais in silico, estudos de modelagem molecular e análises da relação quantitativa estrutura-atividade (QSAR) no desenvolvimento de novos inibidores racionais da P-gp também foram mencionados.

Keywords : Glicoproteína-p; Resistência a múltiplas drogas; Cluster de diferenciação 243; Esfingolipídeos; Inibidores competitivos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English