SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue3Myostatin: genetic variants, therapy and gene dopingThe effects of acute administration of the hydroalcoholic extract of rosemary (Rosmarinus officinalis L.) (Lamiaceae) in animal models of memory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

Print version ISSN 1984-8250

Abstract

ISSA, Michele Georges et al. Physicochemical and dissolution profile characterization of pellets containing different binders obtained by the extrusion-spheronization process. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2012, vol.48, n.3, pp. 379-388. ISSN 1984-8250.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502012000300004.

Com a finalidade de se avaliar o comportamento de diferentes polímeros empregados como aglutinantes em pellets de pequeno diâmetro para uso oral foram preparadas formulações contendo paracetamol e um dos seguintes polímeros: PVP, PEG 1500, hidroxipropilmetilcelulose e metilcelulose por apresentarem diferentes propriedades aglutinantes. Os pellets foram obtidos pelo processo de extrusão/esferonização e secagem em leito fluidizado. Para avaliar a liberação do fármaco, empregou-se o método 3 da Farmacopeia Americana, também conhecido como Bio-Dis e o método preconizado pela mesma farmacopeia para comprimidos de paracetamol. Os pellets foram avaliados, ainda, com relação à granulometria, friabilidade, densidade verdadeira e teor. Os resultados indicaram que os diferentes aglutinantes empregados são capazes de afetar a produção e algumas das características físico-químicas dos pellets e o ensaio de dissolução revelou que as formulações comportam-se como produtos de liberação imediata. Os pellets obtidos apresentaram características de liberação favoráveis para a obtenção de comprimidos de liberação instantânea. O aparato 3 da Farmacopeia Americana demonstrou ser um método com melhor capacidade discriminatória entre as formulações, quando comparado com o método da cesta.

Keywords : Aglutinantes [avaliação]; Pellets [perfil de dissolução]; Pellets [características físico-químicas]; Processo de extrusão [esferonização]; Liberação do fármaco.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English