SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue3Drug related problems associated with the psychoactive drugs used on geriatric, hospitalized patientsToxicology and safety of the tincture of Operculina alata in patients with functional constipation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

Print version ISSN 1984-8250

Abstract

GUEZ, Camila Martins et al. In vivo and in vitro genotoxicity studies of aqueous extract of Xanthium spinosum. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2012, vol.48, n.3, pp. 461-467. ISSN 1984-8250.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502012000300013.

Em diversos lugares do mundo a utilização de plantas como fonte paliativa ou de cura para determinadas condições patológicas é bastante comum. No Brasil, essa prática não se torna diferente devido à ampla biodiversidade da fauna e flora presentes no País. Nesse contexto, surge a Xanthium spinosum (Asteraceae), conhecida popularmente como "espinho-de-carneiro", um arbusto anual introduzido na América do Sul, o qual tem sido utilizado empiricamente no tratamento de neoplasias. Sabendo do extensivo uso dessa planta em contrapartida com nenhum estudo reportando os reais efeitos de sua infusão, o objetivo do estudo foi avaliar a genotoxicidade do extrato aquoso nas concentrações de 0,02 g L-1, 0,1 g L-1 e 0,2 g L-1, através do ensaio do micronúcleo písceo e do ensaio cometa em leucócitos de sangue humano. O ensaio do micronúcleo tem como parâmetro mutagênico a presença de no mínimo 50 células com micronúcleo em uma contagem de 2.000 células por amostra, enquanto o ensaio cometa utiliza como parâmetro o nível de dano e o índice de dano. Os resultados mostram que não foi possível observar mudanças significativas nas células expostas ao extrato aquoso, em ambos os testes, o que sugere não existir evidência de genotoxicidade nas concentrações utilizadas no ensaio.

Keywords : Xanthium spinosum [farmacognosia]; Xanthium spinosum [extrato aquoso]; Xanthium spinosum [genotoxicidade]; Ensaio do micronúcleo písceo; Ensaio cometa.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English