SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue3Synadenium umbellatum Pax. promotes cell cycle arrest and induces apoptosis in K-562 leukemia cellsModulation of the oxidative stress in malaria infection by clotrimazole author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

On-line version ISSN 2175-9790

Abstract

BELLAN, Natalia et al. Critical analysis of the regulations regarding the disposal of medication waste. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2012, vol.48, n.3, pp.507-518. ISSN 2175-9790.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502012000300018.

As sobras de medicamentos oriundas do desuso ou da expiração do prazo de validade que constam nos domicílios da população, normalmente, são destinadas diretamente para o lixo comum, rede de esgoto ou, em alguns casos, devolvidas para a rede pública. Sobre essas sobras, ainda não há legislação específica que regulamenta e orienta sobre a manipulação e destinação correta do descarte dos resíduos de medicamentos. Entretanto, sobre os resíduos sólidos de serviços de saúde já se possui regulamentações definidas. O presente artigo tem como objetivo discutir modelos de gestão de descarte de resíduos de medicamentos e as recomendações de legislações internacionais e nacionais pertinentes. Por meio de revisão de literatura, analisou-se a estrutura do gerenciamento de resíduos para medicamentos de legislação internacional e as regulamentações relacionadas ao meio ambiente, assim como a legislação nacional de resíduos sólidos de serviços de saúde. Com a análise foi possível apresentar melhores esclarecimentos quanto aos possíveis impactos ao meio ambiente, à saúde da população e alternativas para se obter gestão eficaz de descarte de medicamentos, reduzindo e/ou evitando o risco sanitário, garantindo qualidade e segurança da saúde pública.

Keywords : Medicamentos [descarte]; Medicamentos [resíduos sólidos]; Medicamentos [descarte]; Risco sanitário; Contaminação ambiental; Política Nacional de Resíduos Sólidos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License