SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue3Modulation of the oxidative stress in malaria infection by clotrimazoleStudy of the variables which influence the impregnation of globules, compressed tablets and tablet triturates used in homeopathy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

Print version ISSN 1984-8250

Abstract

ALMEIDA, Hugo; AMARAL, Maria Helena  and  LOBAO, Paulo. Comparative study of sustained-release lipid microparticles and solid dispersions containing ibuprofen. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2012, vol.48, n.3, pp. 529-536. ISSN 1984-8250.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502012000300020.

O ibuprofeno é um dos antiinflamatórios não esteróides mais utilizados no tratamento de patologias associadas a processos inflamatórios. Este fármaco, quando no seu estado puro, apresenta características físicas e mecânicas pouco satisfatórias e a sua utilização em formas sólidas só é possível se forem adicionados excipientes que permitam melhorar estas propriedades. A seleção dos excipientes ideais e da forma farmacêutica mais adequada para veicular o ibuprofeno é fundamental para o sucesso industrial deste fármaco. Tendo em conta estes fatores, prepararam-se micropartículas lipídicas e dispersões sólidas de ibuprofeno com cada um dos seguintes excipientes: álcool cetílico, ácido esteárico e óleo de rícino hidrogenado. Estas formulações tinham por finalidade melhorar as características físicas e mecânicas e prolongar a liberação deste fármaco. Foram, também, preparadas misturas físicas do ibuprofeno com os mesmos excipientes e nas mesmas proporções. As dispersões sólidas de ibuprofeno/ácido esteárico e as dispersões sólidas de ibuprofeno/óleo de rícino hidrogenado foram aquelas que apresentaram melhores características de escoamento comparativamente com o ibuprofeno puro. Por outro lado, foram preparadas cápsulas de gelatina com as diferentes micropartículas lipídicas e dispersões sólidas e submetidas a ensaios de dissolução com o objetivo de estudar a influência dos sistemas preparados nos perfis de liberação do ibuprofeno. A liberação prolongada do ibuprofeno foi conseguida nas diferentes micropartículas lipídicas e dispersões sólidas preparadas com os diferentes excipientes.

Keywords : Ibuprofeno [dispersões sólidas]; Ibuprofeno [perfil de liberação]; Ibuprofeno [micropartículas lipídicas]; Ibuprofeno [perfil de liberação]; Excipients; Álcool cetílico; Ácido esteárico; Óleo de rícino hidrogenado.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English