SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue3Study of the variables which influence the impregnation of globules, compressed tablets and tablet triturates used in homeopathyThe correlation between the phenolic composition and biological activities of two varieties of Brazilian propolis (G6 and G12) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

Print version ISSN 1984-8250

Abstract

CAMARGO JUNIOR, Flavio Bueno de; GASPAR, Lorena Rigo  and  CAMPOS, Patrícia Maria Berardo Gonçalves Maia. Immediate and long-term effects of polysaccharides-based formulations on human skin. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2012, vol.48, n.3, pp. 547-555. ISSN 1984-8250.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502012000300022.

Uma nova tendência em formulações cosméticas é a utilização de matérias-primas biotecnológicas como os polissacarídeos de Klebsiella pneumoniae, que pode aumentar a renovação celular e melhor a hidratação e micro-relevo da pele. Por outro lado, o extrato vegetal de Myrtus communis contém diferentes polissacarídeos, que também podem proporcionar benefícios à pele. Assim, o objetivo do estudo foi a avaliação dos efeitos imediatos e em longo prazo, de formulações cosméticas contendo polissacarídeos obtidos por processo biotecnológico e/ou de extrato de M. communis por meio de análises objetivas e subjetivas. Três formulações contendo os polissacarídeos e um placebo foram aplicadas na pele dos antebraços de 40 voluntários. As medidas foram realizadas antes e após 2 horas da aplicação das formulações e após 15 e 30 dias de aplicações diárias em termos de hidratação da pele, perda transepidérmica de água (TEWL), viscoelasticidade e micro-relevo da pele. Para a análise subjetiva, os voluntários responderam um questionário a fim de obter-se informações sobre a percepção relativa à qualidade de cosméticos. Todas as formulações provocaram aumento da hidratação cutânea. As formulações que continham os polissacarídeos melhoraram a função barreira da pele, em curto e em longo prazo. A formulação contendo extrato de M. communis apresentou maior aceitação. Os resultados sugerem que o uso diário dos polissacarídeos avaliados é importante na proteção da função barreira da pele.

Keywords : Polissacarídeos [uso cosmético]; Klebsiella pneumoniae [uso cosmético]; Myrtus communis [uso cosmético]; Formulações cosméticas [avaliação]; Pele humana [hidratação]; Cosmetologia [uso da biotecnologia]; Matérias-primas biotecnológicas [uso em cosmetologia].

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English