SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue4Spectrofluorimetric determination of amlodipine in human plasma without derivatizationAdhesion and biofilm formation by Staphylococcus aureus from food processing plants as affected by growth medium, surface type and incubation temperature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

On-line version ISSN 2175-9790

Abstract

DESCHAMPS, Eleonora et al. Management of effluents and waste from pharmaceutical industry in Minas Gerais, Brazil. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2012, vol.48, n.4, pp.727-736. ISSN 2175-9790.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502012000400017.

Atualmente, a gestão de resíduos sólidos e águas residuais é uma grande preocupação para a humanidade. Na ultima década, a detecção de traços de medicamentos no ciclo da água tem sido reportada e tem gerado preocupação entre os agentes reguladores, fornecedores de água e público devido os riscos potenciais para a saúde humana. As empresas farmacêuticas, em Minas Gerais, aplicam tratamentos convencionais para as águas residuais e não há praticamente avaliação sobre a eficiência de remoção de resíduos de antibióticos. Este estudo avaliou a gestão de resíduos sólidos e concluiu que o destino principal foi, para o caso de resíduos perigosos, a incineração e, para os não perigosos, a reciclagem e o aterro sanitário. No entanto, denúncias apresentadas à Agência Ambiental - FEAM indicam que número significativo de empresas envia seus resíduos perigosos para aterros sanitários e até mesmo para lixões, ressaltando, assim, a necessidade urgente de adequada gestão dos resíduos gerados. A espectrometria de massas com ionização electrospray (ESI-MS) mostrou que a rota de tratamento convencional adotada por duas empresas do setor selecionadas não foi suficientemente eficaz, uma vez que resíduos e fragmentos de antibióticos foram detectados. Os resultados da caracterização físico-química de efluentes evidenciaram suas características variáveis, que podem influenciar a sua tratabilidade. O ensaio de degradação com o reagente Fenton destaca-se como caminho promissor para alcançar maior remoção. Este estudo contribuiu para elevar o nível de conhecimento no gerenciamento de águas residuais e resíduos sólidos da indústria farmacêutica no estado de Minas Gerais e evidenciou a necessidade de estudos mais detalhados.

Keywords : Indústria farmacêutica [gestão de resíduos]; Resíduos sólidos [gestão]; Resíduos sólidos [indústria farmacêutica]; Águas residuárias [gestão]; Águas residuárias [indústria farmacêutica]; Brasil [indústria farmacêutica].

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License