SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número2Influence of papain in biofilm formed by methicillin-resistant Staphylococcus epidermidis and methicillin-resistant Staphylococcus haemolyticus isolatesObligations, precautions and pending issues in regulatory development for radiopharmaceuticals in Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

versão On-line ISSN 2175-9790

Resumo

VARALLO, Fabiana Rossi; OLIVEIRA, Fernanda Mariana de  e  MASTROIANNI, Patrícia de Carvalho. Safety assessment of essential medicines for elderly people: a bibliographic survey. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2014, vol.50, n.2, pp.269-284. ISSN 2175-9790.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502014000200006.

Determinados medicamentos são considerados potencialmente inapropriados (MPI) para idosos, por aumentarem o risco de ocorrência de eventos adversos a medicamentos (EAM) e por existirem alternativas terapêuticas mais seguras. Neste contexto, com o intuito de identificar os instrumentos que avaliam a qualidade das prescrições médicas para idosos e verificar quais medicamentos são considerados MPI, levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados PUBMED, LILACS e PAHO em fevereiro e março de 2010. Para a seleção dos manuscritos utilizaram-se descritores em saúde e busca manual nas referências bibliográficas dos artigos identificados. No período da coleta de dados, foram identificados 15 instrumentos. Em 2012, com a publicação da atualização da lista de Beers, este instrumento foi incluído no estudo. Foram identificados 163 MPI de 25 classes terapêuticas, dos quais 125 (76,7%) são comercializados no Brasil. Destes, 31 (24,8%) são medicamentos essenciais (RENAME 2012), sendo que para 13 deles há equivalentes terapêuticos mais seguros e 19 (15,2%) são medicamentos isentos de prescrição. Os dados sugerem a necessidade de inclusão de medicamentos mais seguros para idosos na lista nacional de medicamentos essenciais e do monitoramento farmacoterapêutico para a detecção precoce de EAM nesta faixa etária para contribuir com o uso seguro de medicamentos.

Palavras-chave : Idoso/prescrição de medicamentos; Medicação/erros; Medicamentos/prescrição inadequada; Medicamentos/efeitos adversos/controle; Medicamentos/uso seguro; Medicação de risco/controle; Monitoramento farmacoterapêutico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )