SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número3Development and validation of UV spectrophotometric method for orbifloxacin assay and dissolution studies índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

versão impressa ISSN 1984-8250versão On-line ISSN 2175-9790

Resumo

FIGUEIREDO, Camila Bezerra Melo et al. Clinical and economic aspects of the use of rituximab in non-Hodgkin's lymphoma. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2014, vol.50, n.3, pp.445-455. ISSN 1984-8250.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502014000300002.

O Linfoma não-Hodgkin (LNH) consiste em um grupo de neoplasias envolvendo, principalmente, as células B e representa 90% de todos os linfomas. A terapia atual disponível é baseada em quimioterapia associada ao anticorpo monoclonal rituximabe (Mab Thera(r)), que tem como alvo a proteína CD20, presente em mais de 80% das células B maduras do LNH. Recentes relatórios clínicos mostram preferência para combinar os benefícios da quimioterapia adjuvante e imunoterapia, gerando alternativas de tratamentos seguro e eficaz. O trabalho de revisão teve por objetivo avaliar vários aspectos relacionados à aplicação do rituximabe no LNH, destacando os possíveis mecanismos inibitórios da proliferação celular, os resultados clínicos obtidos e as implicações clínicas e econômicas esperadas para o tratamento. Os resultados de testes clínicos indicam a necessidade de uma melhor compreensão dos mecanismos críticos de ação deste anticorpo, que poderão maximizar a sua eficácia terapêutica. Essa terapia não representa apenas uma opção viável para o tratamento da maioria dos tipos de LNH, principalmente quando associado à quimioterapia convencional, mas, também, oferece vantagens em termos de custo-utilidade e custo-efetividade.

Palavras-chave : Linfoma não-Hodgkin; Quimioterapia combinada antineoplásica/protocolos; Quimioterapia adjuvante; Ribuximabe/aplicação/Linfoma não-Hodgkin.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )