SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número3Clinical and economic aspects of the use of rituximab in non-Hodgkin's lymphomaLack of effect of cell-wall targeted antibacterials on biofilm formation and antifungal susceptibility of Candidaspecies índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

versão impressa ISSN 1984-8250versão On-line ISSN 2175-9790

Resumo

CAZEDEY, Edith Cristina Laignier  e  SALGADO, Hérida Regina Nunes. Development and validation of UV spectrophotometric method for orbifloxacin assay and dissolution studies. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2014, vol.50, n.3, pp.457-465. ISSN 1984-8250.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502014000300003.

Um método espectrofotométrico novo, simples e de baixo custo foi desenvolvido para a determinação de orbifloxacino em formulação farmacêutica. O orbifloxacino foi determinado em 290 nm utilizando ácido clorídrico 0,5 M como solvente. O intervalo de linearidade usado foi de 1,0 a 6,0 μg mL-1. O método foi testado e validado em vários parâmetros de acordo com os principais guias. O método proposto foi aplicado com sucesso para a determinação de orbifloxacino em comprimidos. Os resultados demonstraram que este procedimento é exato, preciso e reprodutível, ao mesmo tempo em que é simples, barato e de mais rápida execução e pode ser adequadamente aplicado para a determinação de orbifloxacino na rotina do controle de qualidade e em estudos de dissolução de comprimidos contendo este fármaco.

Palavras-chave : Medicamentos/controle de qualidade; Medicamentos/dissolução; Método analítico; Orbifloxacino/determinação; Espectrofotometria na região do UV/controle de qualidade/validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )