SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Sustainability, natural and organic cosmetics: consumer, products, efficacy, toxicological and regulatory considerationsPrevalence of methicillin-resistant Staphylococcus aureus in a University Hospital in the South of Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

versão On-line ISSN 2175-9790

Resumo

FERREIRA, Luana Mota; VELASQUEZ, Aline de Arce; SCHAFFAZICK, Scheila Rezende  e  CRUZ, Letícia. Pullulan: an advantageous natural polysaccharide excipient to formulate tablets of alendronate-loaded microparticles. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2015, vol.51, n.1, pp.27-33. ISSN 2175-9790.  https://doi.org/10.1590/S1984-82502015000100003.

Neste trabalho relata-se a preparação de comprimidos pela compressão direta de micropartículas contendo alendronato de sódio, utilizando o pullulan como diluente. As propriedades dos comprimidos de pullulan foram comparadas com as de comprimidos de celulose microcristalina e de lactose. Os comprimidos de pullulan mostraram baixa variação no peso médio, espessura e teor. Por outro lado, estes apresentaram altos valores de dureza comparados aos preparados com os outros excipientes. Através dos estudos de liberação in vitro pode-se observar que apenas o pullulan foi capaz de manter a gastrorresistência e as propriedades de liberação das micropartículas, o que se deve à sua capacidade de proteger as partículas do dano causado pela força de compressão. Dessa forma, o pullulan foi considerado um excipiente vantajoso para a preparação de comprimidos microparticulados.

Palavras-chave : Pullulan; Excipientes; Comprimidos microparticulados; Alendronato de sódio.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )