A terceirização do fornecimento na indústria automotiva, através da hierarquização das empresas, trouxe uma revisão do relacionamento entre empresas, o que levou, de um lado, ao desaparecimento de um número expressivo de fornecedores, à sua absorção por multinacionais ou à transformação de fornecedores diretos em fornecedores de sistemistas, enquanto, de outro lado, aqueles que permaneceram em contato direto com as montadoras passaram a experimentar uma prática radicalmente diversa do período anterior. Esse novo formato de relacionamento tem sido, pelo menos até o momento, desenhado segundo as necessidades e desejos das montadoras, e alterou fundamentalmente as práticas comerciais entre os dois lados. Aspectos fundamentais de uma estratégia de marketing relativamente independente, como no passado, não estão mais disponíveis para a indústria de auto-peças, que hoje em dia desenvolve uma estratégia completamente atrelada ao controle da montadora. A análise teórica, entretanto, não dá conta desse quadro, apresentando os relacionamentos com enfoques que vão desde uma mais ampla capacidade de determinação das partes, chamadas de 'parceiras', e seu interesse mútuo, até um reconhecimento mais recente de que as funções de marketing nas networks podem ser supridas pelas empresas-centrais.