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Liderança: uma relação com base no gerenciamento de stakeholders, a partir da ótica dos liderados

Este artigo estuda os líderes diante dos interesses dos liderados, com a finalidade de compreender a importância em gerenciar as relações entre a organização e grupos que podem cooperar ou prejudicar o desempenho organizacional. Utilizou-se como recorte metodológico o enfoque dado a um grupo de stakeholders da organização: os empregados, na condição de liderados. Neste contexto, buscou-se analisar o comportamento dos líderes que proporcionam condições aos liderados alcançarem os seus interesses. Realizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa, com criação de um instrumento específico, aplicado a uma amostra de 198 gerentes ou supervisores de empresas de grande porte da região metropolitana de São Paulo. Os resultados identificaram os atributos e habilidades dos líderes, os comportamentos que afetam a confiança dos liderados e como os líderes atendem aos diferentes interesses dos liderados. Identificou-se que os líderes usam uma dinâmica composta por seis domínios para o exercício da liderança, obtidos a partir da análise fatorial: firmeza na defesa de idéias, opções de recompensas, novas experiências e desafios, autonomia no trabalho baseada na confiança, referência para os liderados e vida pessoal do funcionário.


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