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A fábrica representa um espaço para a construção do saber? Uma análise do processo de aprendizagem em células de montagem

Por meio da realização deste estudo objetivou-se avaliar como um processo de organização do trabalho tido como inovador e flexível (célula de montagem) contribui para a viabilização de processos de aprendizagem, atentando para o tipo de aprendizagem utilizado e para o papel do trabalhador nesse contexto. Ao inserir-se no campo da análise organizacional, o trabalho fundamentou-se na teoria das representações sociais, cujo desenvolvimento apoia-se nos pressupostos da abordagem interpretativa. Portanto, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual a triangulação de diversas técnicas de pesquisa foi empregada. Essa escolha teórico-metodológica possibilitou a categorização de quatro representações. Nestas, os aspectos simbólicos estão relacionados com: a) responsabilidade no trabalho; b) o trabalho em grupo; c) internalização dos padrões e normas da empresa; e, d) qualidade do trabalho. Nas representações compartilhadas, verificou-se um discurso de aprendizagem por parte da organização e dos trabalhadores, porém, em sua concretização, a aprendizagem volta-se para a realização da tarefa em si, contrapondo algumas premissas teóricas apresentadas. Acredita-se que este estudo possa contribuir para o debate teórico sobre o processo de aprendizagem e suas representações, como principal fonte de subsídios para mudanças organizacionais.


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