SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número47Pessoas que vivem sozinhas em cidades Brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Organizações & Sociedade

versão On-line ISSN 1984-9230

Resumo

TOMEI, Patrícia Amélia  e  FORTUNATO, Graziela. A solidão no poder nas organizações. Organ. Soc. [online]. 2008, vol.15, n.47, pp.13-31. ISSN 1984-9230.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302008000400001.

Este artigo analisa o sentimento de solidão nas organizações. Consideramos diferentes solidão e solitude. A solidão no poder pode ser relacionada com a solidão que, em inglês, é designada pela palavra "loneliness": tem uma conotação negativa e é marcada pelo sentido de isolamento. Já a solitude pode ser relacionada à solidão do poder, em que temos a escolha de estar só sem que, necessariamente, nos sintamos sozinhos. Foram realizadas entrevistas com oito líderes de grandes organizações brasileiras, avaliadas por meio de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que as alternativas criativas e algumas vezes inovadoras têm maior probabilidade de florescer na solidão do poder, pois ativam e reforçam a prática da responsabilidade. A solidão no poder é inerente ao papel da liderança e à tomada de decisão. Para que tenhamos uma organização de aprendizagem, é preciso incentivar a aprendizagem individual e capacitar a elite gerencial para assumir riscos e possíveis erros advindos de uma prática solo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons