Acessibilidade / Reportar erro

Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor

Organizational values and rationalities: an incursion into the Third Sector

Os valores humanos atuam como guias orientando a vida de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizamse em duas dimensões bipolares: Autotranscendência versus Autopromoção e Abertura à Mudança versus Conservação. A primeira se refere, respectivamente, à orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, à valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que as racionalidades subjazem às ações, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre as dimensões bipolares de valores e as racionalidades substantiva e instrumental.Esta pesquisa dedicouse ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, por estas se constituírem em espaço privilegiado para uma atuação baseada existênciana racionalidade substantiva. Optouse pela estratégia de pesquisa multicaso, empregando técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram a de relação entre racionalidades e as dimensões de valores de Autotranscendência e Autopromoção dos valores organizacionais. Porém, outros fatores, como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas, ou espirituais, mostraramse importantes na explicação da relação encontrada.

Valores organizacionais; Racionalidades; Terceiro setor; Organizações Não Governamentais


Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br