A gestão de projetos e ações sociais nas organizações e o trabalho voluntário dos colaboradores têm atraído a atenção de gestores e acadêmicos, a partir de 1990. Este artigo analisa os sentidos da participação dos colaboradores em projetos e ações sociais dos Correios do Espírito Santo, visando compreender se a participação, por meio da Gestão Participativa associada à Tecnologia da Informação, poderia ser potencializada. Tratase de uma pesquisa qualitativa exploratória. A obtenção dos dados deuse através de 09 entrevistas presenciais, 23 einterviews e observação participante. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo. Os sentidos referemse à satisfação, omissão, oportunidade, frustração, espiritualidade e missão. Concluise que a participação ainda é fraca, mas latentemente potencial. Os colaborados apontam a necessidade de definição de políticas regionais e corporativas para a gestão dos projetos e ações sociais, criação de canais de comunicação em duas vias e acesso à informação.
Gestão participativa; Subjetividades; Projetos e ações sociais organizacionais; TI