SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número51Incubação de redes locais de economia solidária: lições e aprendizados a partir da experiência do projeto Eco-Luzia e da metodologia da ITES/UFBA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Organizações & Sociedade

versão On-line ISSN 1984-9230

Resumo

GRZESZCZESZYN, Geverson  e  MACHADO, Hilka Vier. Empresas familiares do setor moveleiro e desenvolvimento local em Guarapuava - PR. Organ. Soc. [online]. 2009, vol.16, n.51, pp.749-769. ISSN 1984-9230.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302009000400008.

Este estudo analisa a participação de empresas familiares no desenvolvimento local, especificamente empresas familiares moveleiras da cidade de Guarapuava - PR. Para a realização deste estudo qualitativo, buscaramse interpretações de sujeitos que atuam no poder público, de empresários e exempresários da indústria de móveis, e coleta de dados secundários. Os resultados mostram que a participação de empresas familiares da indústria de móveis no desenvolvimento local em Guarapuava ocorre por meio de: constituição de redes sociais informais de cooperação entre empresários moveleiros; participação em parcerias de negócios entre empresários moveleiros e com outras categorias empresariais; articulações de empresários moveleiros com representantes do poder público; dentre outras contribuições, como: geração de empregos, doações diversas e auxílios a pessoas e entidades. Não obstante, constataramse inúmeras dificuldades enfrentadas pelo poder público municipal quando da estruturação e efetivação de iniciativas públicas inovadoras de estímulo e apoio ao desenvolvimento do setor moveleiro, desde a década de 1980.

Palavras-chave : Empresas familiares; Desenvolvimento local; Empreendedorismo; Pequenas empresas; Políticas para desenvolvimento local.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons