Acessibilidade / Reportar erro

Mudanças estratégicas das empresas calçadistas do Vale do Rio dos Sinos

Strategic change among footwear companies in the "Vale do Rio dos Sinos"

A cadeia produtiva coureiro-calçadista tem passado por mudanças significativas na sua forma de operação em face às profundas mudanças ocorridas no ambiente competitivo internacio- nal, o que exige das organizações uma nova visão sobre o seu posicionamento estratégico. Este artigo tem o objetivo de identificar o posicionamento estratégico das empresas calçadistas do Vale do Sinos, com base nas tipologias de Porter (1980), Mintzberg (2006) e Barney e Clark (2007). Esta pesquisa enquadra-se como descritiva e qualitativa. Entrevistas em profundidade foram conduzidas com especialistas no setor coureiro-calçadista, que apontaram uma mudança no posicionamento estratégico dessas empresas. De um perfil industrial com foco em baixo custo, as empresas aprumaram-se para um perfil mais voltado ao mercado, oferecendo elementos de diferenciação. Sugere-se, ao final, uma reflexão sobre o que foi aprendido com este episódio, bem como colocar em prática ações preventivas para sustentar esta nova posição competitiva.

Empresas calçadistas; Estratégia; Mudança


Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br