SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue60Diversification as an expansion strategy in a public research institution: an evaluation using the dea model for efficiency analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Organizações & Sociedade

On-line version ISSN 1984-9230

Abstract

IPIRANGA, Ana Silvia Rocha  and  ALMEIDA, Priscilla Corrêa da Hora. O tipo de pesquisa e a cooperação universidade, empresa e governo: uma análise na rede nordeste de biotecnologia. Organ. Soc. [online]. 2012, vol.19, n.60, pp. 17-34. ISSN 1984-9230.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302012000100002.

No contexto da cooperação entre universidades, empresas e governo, a geração de inovação ocorre por um processo de transferência de conhecimentos científicos para empresas e mercados. Contudo, um bom resultado de pesquisa não é suficiente para iniciar o processo de patenteamento e licenciamento; é preciso demonstrar a viabilidade de transformá-lo em inovação. Neste sentido, a visão interativa da ciência e da tecnologia - nos termos da relação entre o "entendimento e o uso", e entre as categorias de pesquisa básica e aplicada, derivadas dos objetivos da pesquisa científica - oferece uma idéia diversa dos vínculos entre a ciência básica e a inovação tecnológica e permite a formulação de políticas científicas. Com base nessa discussão, a contribuição deste artigo está em identificar os tipos de pesquisas desenvolvidas e compreender as formas de cooperação entre universidade, governo e setor produtivo, nas quais a Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) está inserida. A metodologia de natureza qualitativa faz uso da estratégia do estudo de caso. A análise dos dados baseou-se na técnica da análise temática que se insere no conjunto das técnicas da Análise de Conteúdo. Percebem-se vantagens e se reconhecem limitações e desafios nas relações cooperativas sob análise, destacando-se a necessidade de se construir agendas de pesquisa básica inspirada pelo uso, com um olhar, portanto, mais atento à empresa e ao mercado.

Keywords : Pesquisa básica e aplicada; Cooperação universidade; governo e o setor produtivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese