SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue60Diversification as an expansion strategy in a public research institution: an evaluation using the dea model for efficiency analysisInteraction between family and business: an application of the historiographic method and the genogram technique author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Organizações & Sociedade

On-line version ISSN 1984-9230

Abstract

AZEVEDO, Debora; WALBER, Ana Luisa Schulz; SCHUJMANN, Adriana  and  GARAY, Angela Beatriz Scheffer. Representações Sociais de RH: um estudo exploratório com alunos de graduação. Organ. Soc. [online]. 2012, vol.19, n.60, pp. 51-66. ISSN 1984-9230.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302012000100004.

As atribuições da área de Recursos Humanos (RH) vêm sendo questionadas, tanto no meio acadêmico quanto no empresarial. A definição de papéis propícios a esta categoria, diante das mudanças ocorridas no mundo globalizado, é constantemente requerida, enunciando a problemática de posicionamento do RH como parceiro estratégico (ULRICH, 1998) nas organizações. Tradicionalmente definido como um executor de tarefas operacionais, este papel se contrapõe, na prática, ao discurso estratégico apregoado na teoria. O presente artigo expõe os resultados obtidos em uma pesquisa realizada com 264 alunos da graduação do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), objetivando a identificação e discussão das Representações Sociais, a partir do conceito de Guareschi (2007), destes alunos em relação ao RH. A obtenção dos resultados se deu pela análise de conglomerados, e foram identificados grupos com percepções distintas sobre o papel do RH, em que a maioria dos alunos não demonstra clareza sobre as atribuições e implicações de um RH alinhado com as estratégias do negócio.

Keywords : RH estratégico; Funções do RH; Representações sociais; Análise de conglomerados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese