SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue60Utilitarian and hedonic shopping value and its influence on retail: results of a retail building supplies surveyQuality of reporting methodological procedures in national publications in the area of business administration: the case of structural equation modelling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Organizações & Sociedade

On-line version ISSN 1984-9230

Abstract

MACIEL, Cristiano de Oliveira. Padrões estruturados de cognição e práticas estratégicas: um levantamento em organizações religiosas. Organ. Soc. [online]. 2012, vol.19, n.60, pp. 109-127. ISSN 1984-9230.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302012000100007.

O objetivo deste estudo é verificar a relação entre padrões estruturados de cognição e práticas estratégicas. Foram investigadas 60 congregações de uma igreja evangélica. No tratamento dos dados, a análise de cluster apontou dois grupos que diferem em seus valores e Estratégia de Produto, mas não na Estratégia de Relacionamento. Esses clusters foram denominados Tradicionalistas Reativos e Contemporâneos Prospectivos. O primeiro grupo preza pela qualidade, reputação e tradição da igreja e é menos ativo em suas iniciativas de Estratégia de Produto. O segundo cluster dá maior atenção a valores mais modernos e próximos da lógica instrumental da gestão empresarial, e este grupo é mais agressivo nas práticas que estruturam sua Estratégia de Produto. As implicações de tais achados são apresentadas ao final do artigo.

Keywords : Organizações religiosas; Padrões estruturados de cognição; Práticas estratégicas; Estratégia de produto; Estratégia de relacionamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese