SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue79Knowledge transfer, Learning and Organizational Capabilities in an inter-organizational software project. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Organizações & Sociedade

On-line version ISSN 1984-9230

Abstract

LEMOS, Ana Heloisa Costa; GOTTLIEB, Leila Sharon Nasajon  and  COSTA, Alessandra de Sá Mello da. Pressão, Performance e Prestígio: Dilemas do Profissional Contemporâneo. Organ. Soc. [online]. 2016, vol.23, n.79, pp.539-552. ISSN 1984-9230.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230791.

As transformações recentes ocorridas no mundo do trabalho trouxeram, dentre várias consequências, a intensificação do trabalho. Apesar dos ganhos de produtividade advindos desse processo, cada vez mais são exigidos dos trabalhadores maiores dispêndios de energia física e mental, o que tende a produzir impactos negativos sobre o seu bem-estar. O interesse em entender esse fenômeno motivou a realização de uma pesquisa qualitativa que buscou analisar a experiência de profissionais com formação superior inseridos em organizações que utilizam práticas de alta performance, que tendem a gerar intensificação do trabalho. Os relatos dos entrevistados revelaram tanto implicações negativas de se trabalhar sob condições de intensificação, como o aumento da jornada de trabalho, o excesso de pressão e o sacrifício da vida pessoal, quanto aspectos considerados positivos, tais como o aprendizado, o crescimento profissional, a autonomia e os ganhos financeiros. Estes últimos aspectos merecem atenção, pois ajudam a compreender o que leva trabalhadores qualificados a aceitarem trabalhar de forma intensificada.

Keywords : intensificação do trabalho; valores individuais; relações de trabalho; sistemas de trabalho; alta performance.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )