SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número85Do ecoambientalismo à sustentabilidade: notas críticas sobre a relação organização-natureza nos estudos organizacionaisConstrução e desenvolvimento de um projeto de história oral em estudos sobre gestão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Organizações & Sociedade

versão impressa ISSN 1413-585Xversão On-line ISSN 1984-9230

Resumo

MATOS, Lorena Bezerra de Souza  e  IPIRANGA, Ana Silvia Rocha. Potencial disruptivo? A história de uma biotecnologia. Organ. Soc. [online]. 2018, vol.25, n.85, pp.287-302. ISSN 1413-585X.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-9250856.

Nesta pesquisa, busca-se identificar e descrever historicamente o potencial disruptivo de uma biotecnologia vinculada a um laboratório de P&D da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Diferentes métodos foram utilizados, com base em uma perspectiva sociológica e com abordagem da análise de relatos e enredos históricos. Considerando as dimensões que fundamentam tecnologias disruptivas, argumenta-se que a biotecnologia justifica a sua potencialidade de disrupção ao articular construtos relacionados à dimensão do capacitador tecnológico. Observou-se que alguns fragmentos dos relatos transitam entre os construtos da dimensão inovação do modelo de gestão, sobretudo após a criação de uma spin-off. Contudo, os construtos que compõem essa dimensão são limitantes, assim como a ausência de relatos relacionados à dimensão sistema de valor comercial, obstando a realização de uma disrupção em todo o seu potencial. Entre as contribuições do artigo releva-se o uso da abordagem histórica no contexto da área da ciência & tecnologia.

Palavras-chave : Potencialidade de disrupção; Biotecnologia; História; Renorbio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )