SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue86Practice-Based Studies: methodological possibilities for research on organization studiesGroup learning climate and behaviors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Organizações & Sociedade

Print version ISSN 1413-585XOn-line version ISSN 1984-9230

Abstract

CANOPF, Liliane; APPIO, Jucélia; BULGACOV, Yára Lúcia Mazziotti  and  CAMARGO, Denise de. Prática docente no ensino de administração: analisando a mediação da emoção. Organ. Soc. [online]. 2018, vol.25, n.86, pp.371-391. ISSN 1984-9230.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-9250862.

Considerando a emoção imprescindível na constituição do psiquismo e como mediadora inseparável da ação/cognição, acredita-se que ela é uma das condições essenciais no processo significativo de ensino-aprendizagem, que contribua na superação da razão instrumental dominante nos cursos de administração rumo a uma prática docente mais sensível. Com uma abordagem qualitativa, de caráter construtivo-interpretativo, a unidade de análise foi a prática docente de um curso de Administração de uma universidade federal brasileira. A prática, calcada no cotidiano, onde o singular é legítimo para produção de conhecimento científico (REY, 2005), foi concebida a partir da abordagem histórico-cultural. A pesquisa sustentou-se em um processo dialógico, com aplicação do método da autoconfrontação simples, com entrevistas e notas de campo. Os resultados apoiaram a tese da emoção como mola propulsora do processo significativo de ensino-aprendizagem, sustentada pelo pressuposto teórico de que a emoção é a “gênese e sustentação da atividade humana e construtora de sentido” (CAMARGO, 2012, p. 1).

Keywords : Emoção; Prática docente; Ensino de administração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )