Friedman (1999FRIEDMAN, I. A. Appropriate Teacher Work-Autonomy Scale. Educational and Psychological Measurement, v. 59, p. 58-76, 1999.) |
O professor eficaz é aquele que possui as seguintes características: empatia, conhecimento, relacionamento com o aluno, didática, administração da sala de aula, preparação para as aulas, motivação e contato com os pais. |
Brophy e Good (1986BROPHY, J.; GOOD, T. Teacher behavior and student achievement. In: WITTROCK, M. Handbook of research on teaching. 3. ed. New York: Macmillan, p. 328-375, 1986.) |
O bom professor deve atentar para alguns fatores para promover a excelência da docência: a utilização de maior tempo de aprendizagem adequado ao ritmo dos estudantes; ativa integração entre os professores e alunos; boa estrutura da turma; elevadas expectativas e uso constante de reforço positivo. |
Chism (2006CHISM, N. V. N. Teaching Awards: What do They Award? The Journal of Higher Education, v. 77, n. 4, p. 589-617, 2006.) |
O professor excelente possui o seguinte perfil: habilidades de comunicação; organização; padrões elevados de ensino; objetivos claros; entusiasmo; estratégias para envolver os estudantes; foco no desenvolvimento de habilidades de alto nível. |
Morrison e McIntyre (1997MORRISON, A.; MCINTYRE, O. Os professores e o ensino. Rio de Janeiro: Imago, 1997. ) |
O professor ideal deve possuir quatro capacidades: criar um clima psicológico para a aprendizagem; identificar, planejar e avaliar as oportunidades de aprendizagem adequadas; experimentar e descobrir abordagens mais convenientes para o ensino e a aprendizagem; capacidade de entender e empregar de forma construtiva o seu próprio comportamento. |
Lowman (2007LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2007.) |
O bom professor universitário é aquele que possui a habilidade de criar um estímulo intelectual e empatia interpessoal com seus estudantes. Essas duas habilidades são relativamente independentes. Para ele, a efetividade de uma dessas duas categorias pode gerar êxito no magistério superior com alguns alunos e em determinadas turmas, mas quando um professor faz uso das duas habilidades, ele possui a probabilidade de ser considerado excelente em qualquer ambiente de ensino. |
Kemshal Bell (2001KEMSHAL-BELL, G. The Online Teacher: Final Report prepared for the Project Steering Committee of the VET Teachers and On-line Learning Project. ITAM, ESD, TAFENSW. Department of Education and Training, TAFE NSW, 2001.); Perrenoud (2000PERRENOUD, P. 10 Novas Competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.); Whale (2006WHALE, D. Technology Skills a Criterion in Teacher Evaluation. Journal of Technology and Teacher Education, v. 14, n. 1, pp. 61-74, 2006.) |
Para eles, um componente importante para caracterizar o excelente professor, no momento atual, é o seu domínio de novas tecnologias. |
Pan et al (2009PAN, D. et al. Profiling teacher/teaching using descriptors derived from qualitative feedback: formative and summative applications. Research High Education, v. 50, n. 1, p. 73-100, 2009.) |
Para este autor, o professor diferenciado deve: despertar o interesse dos alunos; ser acessível; ter a capacidade de explicar claramente; possuir domínio do conteúdo; estar disposto a ajudar; e ser amigável e paciente. |
Delaney e outros (2010DELANEY, J. et al. Students’ perceptions of effective teaching in higher education. St. Johns’, NL: Distance Education and Learning Technologies, 2010.) |
Nove características comportamentais do professor efetivo foram destacadas na pesquisa desenvolvida por Delaney e outros (2010DELANEY, J. et al. Students’ perceptions of effective teaching in higher education. St. Johns’, NL: Distance Education and Learning Technologies, 2010.). São elas: respeito, conhecimento, abordagem, envolvimento, comunicação, organização, responsabilidade, atuação profissional e humor. |
Nogueira, Casa Nova e Carvalho (2012NOGUEIRA, D. R.; CASA NOVA, S. P. C.; CARVALHO, R. C. O. O bom professor na perspectiva da geração Y: uma análise sob a percepção dos discentes de Ciências Contábeis. Enfoque, v. 31, p. 37-52, 2012.) |
Quando analisados individualmente os fatores mais importantes para o bom professor, o domínio de conteúdo apareceu como a característica mais importante seguida imediatamente pela capacidade de explicar. Outros componentes destacados foram: a ligação entre teoria e prática e a preparação prévia da aula. Em complemento, os autores utilizaram a análise fatorial para a construção de construtos a partir das características do bom professor. Assim, eles obtiveram quatro construtos que sintetizam o bom professor: relacionamento; planejamento, conhecimento e didática; tecnologia; atributos pessoais. |
Bauer (2004BAUER, M. A. L. Os Paradoxos da Administração: ambiguidades e desafios no ensino e aprendizagem de administração. Revista ANGRAD, São Paulo, v. 5, p. 41-58, 2004.) |
Ele identificou, na visão dos alunos, sete características fundamentais de um professor ideal na área de Administração: domínio do conteúdo/conhecimento; didática/capacidade de transmissão; interesse pelo aluno; relacionamento professor/aluno; associação do conteúdo à realidade/conhecimento prático; interesse/entusiasmo pelo conteúdo; capacidade de motivar os alunos. |
Silva e Costa (2014SILVA, A. B.; COSTA, F. J. Itinerários para o desenvolvimento da competência docente na pós-graduação Stricto Sensu em Administração. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 14, n. 34, p. 30-57, 2014.) |
A formação do professor na área de Administração não deve prescindir de cinco saberes essenciais: 1) saberes epistemológicos e metodológicos; 2) saberes teóricos; 3) saberes da prática docente; 4) saberes da produção escrita; 5) saberes da prática de pesquisa. |
Nogueira e Bastos (2012NOGUEIRA, A. J. F. M.; BASTOS, F. C. Formação em administração: o GAP de competências entre alunos e professores. Revista de Gestão, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 221-238, 2012.) |
Competências docentes encontradas na investigação dos autores: 1) comprometimento com a efetiva aprendizagem dos alunos; 2) domínio dos conteúdos das disciplinas ministradas; 3) explicitação dos conceitos e da teoria e sua aplicação ao universo da Universidade; 4) comunicação clara que facilita a compreensão dos alunos; 5) disponibilidade para explicar e tirar dúvidas; 6) promoção e integração da participação coletiva e individual dos alunos; 7) utilização de metodologias que motivem a aprendizagem; utilização de meios e recursos que facilitem a aprendizagem; 8) facilitação da aprendizagem pelo respeito à heterogeneidade dos alunos; 9) orientação de alunos com o objetivo de superar suas dificuldades; 10) integração dos conteúdos dos programas das disciplinas ao longo do curso; 11) promoção da participação dos alunos durante as aulas; 12) articulação das disciplinas com outras áreas/disciplinas do curso; 13) atendimento às necessidades pessoais. |