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O deficiente visual e a escola: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor

The visually impaired and the school: an ethnographic study based on transformative consumer research

Resumo

A finalidade desta pesquisa foi analisar o consumo de serviços educacionais durante o ensino fundamental por deficientes visuais. Baseada na Pesquisa Transformativa do Consumidor, a investigação etnográfica foi desenvolvida numa ONG que atua na educação de alunos com deficiência visual. Os dados foram coletados por meio de 16 entrevistas narrativas com alunos do ensino fundamental, seis entrevistas em profundidade com gestores e professores da ONG Lar e cinco com responsáveis desses alunos, além de sete meses de observações participantes. Os resultados apontam que os colegas da escola, os professores, os gestores escolares e as ONGs que atuam com deficientes visuais são atores que interferem diretamente no comportamento de consumo dos sujeitos de pesquisa, sendo capazes de contribuir ou inibir o bem-estar subjetivo dos alunos. Além disso, a impotência diante da cobrança de taxas abusivas e a ausência de materiais didáticos adequados são características do contexto investigado que acentuam o estado de vulnerabilidade.

Palavras-chave:
Pesquisa Transformativa do Consumidor; Vulnerabilidade do Consumidor; Ensino Fundamental; Deficiência visual

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