Anotações de campo do pesquisador
|
Os Procedimentos Iniciais consistem em tarefas conjuntas ou imediatamente posteriores ao trabalho de campo: |
Anotações de insights, associações, possíveis modos de ver, elementos importantes que se destacam prioritariamente na análise do contexto da produção.
|
Relato das primeiras intuições, sensações, ideias e conclusões diante das imagens primárias ou secundárias. |
Preparação da análise da imagem em si
|
Identificação de temáticas significativas no conjunto de imagens. |
Observação das imagens atentando para a mudança da forma habitual de ver. |
Estabelecimento da dinâmica de relações entre as imagens. |
Identificação de peculiaridades imagéticas geradoras de pistas que possam conduzir a conjecturas pré-analíticas. |
Elaboração de um mapa de posicionamento das imagens entre si em relação a objetivos do estudo. |
Análise conjunta do contexto social, histórico, político, ideológico, enfim, situacional, no qual a imagem foi produzida da imagem. |
II - Procedimentos de Interpretação da Metodologia de Análise Sociológica Discursivo-Imagética
|
Conjectura Pré-analíticas Discursivo-Imagéticas
|
Primeiras tentativas de construir um sentido inicial, indicativo e geral para o conjunto das imagens em relação aos objetivos do estudo. |
Análise, primeiramente aberta (atenção flutuante), atenta à expressividade, indícios e evocações das imagens. |
Para a validação posterior, o conjunto das conjecturas deve ser capaz de integrar, e explicar os objetivos da investigação. |
Estilos Discursivo-Imagéticos
|
Representam uma forma de condensação de várias linhas de condicionamentos inerentes ao contexto de produção da imagem.
|
Os condicionamentos que determinam os estilos imagéticos são originários: da estrutura social e ideológica do contexto no qual a imagem foi produzida; da sociedade em que a imagem está inserida; da tecnologia de produção da imagem. |
III - Procedimentos de Análise da Metodologia de Análise Sociológica Discursivo-Imagética
|
Posicionamento Discursivo-Imagético
|
Resposta aos questionamentos: Quem, Quando, Para Que, Por que, Para quem? a imagem foi gerada. |
Qual a intencionalidade da imagem? |
Perspectiva ou pontos de vista sobre o tema que as imagens expressam. |
Análise dos diferentes efeitos posições visuais oferecidas pela imagem em si. |
A ênfase recai sobre tanto sobre Contexto de Produção da Imagem quanto sobre a Imagem Si
|
Configurações Narrativas Discursivo-Imagéticas
|
Respostas aos questionamentos: Do que tratam a imagem? Como se organizam os conteúdos das imagens entre si?
|
Relação das diferentes posições visuais entre si. |
Análise das tensões, conflitos diferenças entre posições imagéticas e papéis desempenhados pelas imagens. |
Geração de uma primeira hipótese sobre dimensões, eixos ou vetores de representação gráfica. |
A ênfase recai sobre tanto sobre o Contexto de Produção quanto sobre a Análise da Imagem em Si (efeito visual). |
Espaços Semânticos Discursivo-Imagéticos
|
Respostas aos questionamentos: Qual a tecnologia de transmissão da imagem; O que a imagem transmite? De que forma circula; Por quem é interpretada (audiência)
|
Análise do significado visual, das composições e efeitos visuais. |
Configuração e delimitação dos principais conteúdos e suas materialidades visuais. |
Análise de como as imagens concretas vinculam-se ou dissociam-se das do objeto de investigação. |
Relaciona-se com o “campo semântico” - conjunto de unidades de significado, dotadas de organização estrutural subjacente (contextos). |
A ênfase recai tanto sobre a Imagem em Si quanto sobre o Contexto da Recepção da Imagem (audiência)
|
Relação entre Configurações Narrativas e Espaços Semânticos
|
Análise dos desajustes e distanciamento entre a análise das configurações narrativas e dos espaços semânticos, em função dos objetivos da pesquisa. |
IV - Procedimentos Complementares da Metodologia de Análise Sociológica Discursivo-Imagética
|
Análise das Condensações
|
Análise de temas, conteúdos, que possam parecer desconexos, ilógicos, fora do lugar. |
Efeitos visuais que dão indícios de ligações psíquicas subjacentes, enunciativas, latentes ou inconscientes. |
Análise de efeitos visuais metafóricos (uma coisa representando outra) |
Análise dos Deslocamentos
|
Análise de temas, conteúdos, expressões visuais, que assinalam uma posição defensiva, conflito latente, repressão ou censura. |
Análise de efeitos visuais metonímicos (deslocamentos em cadeias associativas) |
Utilização de representações gráficas
|
Auxiliam na explicitação das conjecturas, isto é, permitem que a intuição (ou conjectura implícita) na gênese do modelo possa formalizar-se e evidenciar-se, distanciando-a desta mera forma de intuição mais inefável. |
Utilizam-se distintos formatos gráficos (topográficos): quadros, matrizes, esquemas, figuras que ajudam a visualizar e ordenar os resultados da análise realizada, bem como identificar dimensões mais relevantes das linhas de análise e interpretação. |