Bases Metateóricas
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Perspectiva Ontológica
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Sistêmica - foco econômico e “racional”, baseado na busca por uma utilidade intrínseca aos produtos e maximização de uma função econômica baseada no custo/benefício |
Processual - foco nas relações e desempenho de lógicas múltiplas (inclusive econômica) |
Perspectiva Epistemológica
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Utilitarismo Econômico |
Antiutilitarismo |
Organização de Mercado
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Modelo de Mercado
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Naturalizado, autorregulado e orientado principalmente pela lógica econômica |
Criativo, mutável e plural, moldado pelas relações sociais |
Relações de troca
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Relações simétricas e “fechadas” - começo, meio e fim. Presença de contratos formais |
Relações cíclicas e Abertas - dar, receber e retribuir. Ausência de contratos formais. |
Perspectiva Econômica
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Central, relegando demais aspectos à marginalidade |
Periférica, embora ainda importante |
Mecânica Produtiva
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Funções de produção e consumo bem delimitadas e não intercambiáveis |
Baseia-se nos conceitos de cocriação e prosumption. Funções intercambiáveis |
Operacionalização
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Foco no produto ou serviço: Reificação e isolamento dos objetos de análise |
Foco nas relações: processo contínuo e mudança de posicionamento |
Aspectos Individuais
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Identidade dos Agentes
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Unitária - consumidor x produtor (organização) |
Fragmentada - consumidor, produtor, articulador da rede etc. |
Hierarquia de Papéis
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Fronteiras bem delimitadas. Organizações com maior poder nas relações |
Ausência de fronteiras rígidas e redução da desigualdade de poder |
Relações Individuais
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Interações estruturadas, hierarquizadas e papéis bem definidos |
Relações flexíveis, instabilidade e papéis mutáveis |
Acesso à Informação
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Limitado e assimétrico - organizações detêm mais poder sobre a informação |
Ampliado - consumidores coletivamente detêm poder sobre as informações |
Relação com a Propriedade
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Individualizada - uma pessoa ou uma organização tem a propriedade sobre o bem |
Coletiva - embora, em geral, apenas uma pessoa ou grupo de pessoas possui um maior poder sobre o bem |
Uso dos Produtos
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A curto e curtíssimo prazos |
Médio, curto ou curtíssimo prazo |
Aspectos Sociais
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Perspectiva Central
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Individualismo |
Alteridade |
Relações Sociais
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Entre consumidor e organização - reduzido ou nenhum contato com outras pessoas |
Entre cocriadores e proconsumidores - contato moderado ou de alta intensidade, físico ou virtual, com outras pessoas |
Comunidades de Consumo
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Inexistente ou extremamente abertas, definidas pelo compartilhamento de intenções |
Abertas e flexíveis, definidas por compartilhamento de práticas e intenções - tribos e grupos de consumo |
Formas de Socialização
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Trocas mercadológicas de commodities
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Relações mercadológicas, de compartilhamento e/ou de reciprocidade |
Protótipos
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Radiais
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Uber, Netflix, Zipcar |
Família, Couchsurfing, Wikipedia |
Periféricos
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AirBnb, OLX |
Kijiji, Coworking, Crowdfunding, WWOOF |