SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número93Bricolagem na criação e trajetória de um circo contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Organizações & Sociedade

versão impressa ISSN 1413-585Xversão On-line ISSN 1984-9230

Resumo

SILVA, Marianny Jessica de Brito; BARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo; COSTA, Marconi Freitas da  e  GOMES, Jairo de Pontes. Entre posse e acesso: compreendendo a extensão do self no consumo colaborativo. Organ. Soc. [online]. 2020, vol.27, n.93, pp.333-356.  Epub 29-Jun-2020. ISSN 1984-9230.  https://doi.org/10.1590/1984-9270939.

A pesquisa busca compreender como se dá a extensão do self na prática do consumo colaborativo por meio do sistema de compartilhamento de bicicletas de Pernambuco. O estudo é alicerçado em abordagem qualitativa, com dados coletados por observação participante nas plataformas do Bike PE e entrevistas individuais não estruturadas com 24 usuários do projeto. Os dados foram interpretados a partir da aplicação da análise de discurso social-hermenêutica. Verificou-se que a possibilidade de pedalar pelo Bike PE representa uma oportunidade para reafirmar e construir certos elementos identitários ligados especialmente ao social e ao coletivo que estimulam ações conjuntas e/ou interativas. Assim, a identidade na prática colaborativa dos usuários do Bike PE é desenvolvida e estendida a partir do self relacional e do self influenciador e idealista. Identificou-se ainda que alguns usuários são também proprietários de bicicletas, apontando que o consumidor está disposto a experimentar novos modelos de prestação de serviços sem abandonar antigas práticas de consumo, como a aquisição de um bem. Com uma identidade multifacetada, os indivíduos buscam possibilidades de extensão e construção do self por meio do acesso e da posse, sendo a utilização do produto o elemento central na construção e extensão identitária, independentemente de o objeto usado ser próprio ou não.

Palavras-chave : Extensão do Self; Consumo Colaborativo; Posse; Compartilhamento; Bike.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )