Acessibilidade / Reportar erro

Urbanização dispersa e mobilidade no contexto metropolitano de Natal: a dinâmica da população e a ampliação do espaço de vida1 RO é Sociólogo, doutor em Demografia, e-mail: ricardo.ojima@gmail.com FFM é Arquiteto e urbanista, mestrando em Demografia, e-mail: felipefmonteiro@gmail.com TCLN é Geógrafo, mestrando em Demografia, e-mail: tiago.tcln@gmail.com 1 Trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “Urbanização, condições de vida e mobilidade espacial da população no contexto dos biomas nordestinos: repensando as heterogeneidades intra-regionais” (Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES n. 18/2012 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, processo: 403853/2012-5). Esta é uma versão revisada e ampliada de trabalho originalmente apresentado no XV Encontro da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR).

Urban sprawl and mobility in the metropolitan region of Natal: population dynamics and life space expansion

Embora ainda coexistam no espaço urbano o modelo concêntrico e o disperso de urbanização, considera-se aqui que esse fenômeno reflete mais a cristalização e materialidade dos processos anteriores do que a perpetuação da mesma dinâmica urbana que os fizeram existir. A hipótese perseguida é a de que há um novo padrão de urbanização disperso e fragmentado que tem tornado o tecido urbano socialmente mais heterogêneo e que tal característica coloca novos desafios tanto para a esfera social quanto para a escala individual. Assim, apresenta-se o processo de expansão urbano da Região Metropolitana de Natal (RMN), a partir de uma abordagem espacial e demográfica, em direção ao eixo sul de desenvolvimento urbano. Nesse sentido, observar as transformações ocorridas ao longo da década de 2000 nos permite compreender a dimensão do fenômeno e do processo de dispersão urbana na região e ainda analisar o seu impacto. Os resultados permitem confirmar a ampliação dos espaços de vida associados a uma tendência para a dispersão urbana no sentido sul da RMN, indicando que tais processos também estão por ocorrer em regiões metropolitanas nordestinas.

Dispersão urbana; Fragmentação; Região metropolitana; Espaço de vida


Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155. Prédio da Administração - 6°andar, 80215-901 - Curitiba - PR, 55 41 3271-1701 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: urbe@pucpr.br