SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Rumo à uma paisagem ecosofia. Interpretando como os habitantes do sistema urbano de Villarrica-Pucón, região Araucania do Chile, percebem e se relacionam com a dinâmica da paisagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

versão On-line ISSN 2175-3369

Resumo

FERNANDEZ, Leonardo. Planejamento e ecologia em Buenos Aires: um passeio de planejamento urbano em seu contexto ecológico-regional. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2016, vol.8, n.1, pp.12-27.  Epub 15-Dez-2015. ISSN 2175-3369.  https://doi.org/10.1590/2175-3369.008.001.SE01.

A urbanização de Buenos Aires, inserida em um contexto pampiano e rio-platense, significou a construção de uma área metropolitana de notável densidade populacional: nas últimas cinco décadas, a área construída atinge o dobro do registrado em seus 430 anos de história urbana. Este texto está situado em Buenos Aires, percorrendo a origem do urbanismo e sua relação com a ecologia, especificamente, o desenho de linhas de pensamento no principal disciplina do planejamento urbano argentino (por exemplo, o funcionalismo de Le Corbusier e organicismo de Della Paolera) e sua relação com o crescimento da cidade de Buenos Aires. Destacamos a faceta metropolitana o crescimento de Buenos Aires em torno ao conceito de região é sintetizada, ao longo do tempo no contexto pampiano e rio-platense. Para concluir, o conceito de “urbanismo ecológico” está localizado em Buenos Aires sinteticamente através das principais implicações ecológicas da urbanização atual.

Palavras-chave : Urbanismo; Buenos Aires; Ecologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )