SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Rumo à uma paisagem ecosofia. Interpretando como os habitantes do sistema urbano de Villarrica-Pucón, região Araucania do Chile, percebem e se relacionam com a dinâmica da paisagemDesafios das paisagens periféricas urbanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

versão On-line ISSN 2175-3369

Resumo

CLAGHORN, Joseph; ORSINI, Francesco Maria; RESTREPO, Carlos Alejandro Echeverri  e  WERTHMANN, Christian. Reabitar a Montanha: estratégias e processos para comunidades sustentáveis na periferia montanhosa de Medellín. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2016, vol.8, n.1, pp.42-60.  Epub 15-Dez-2015. ISSN 2175-3369.  https://doi.org/10.1590/2175-3369.008.001.SE03.

Milhares de moradores de comunidades pobres e marginais morrem em eventos de deslizamento de terra a cada ano. A rápida urbanização das zonas montanhosas, combinada com um aumento da frequência de eventos de deslizamento de terra induzidas por fortes chuvas devido às alterações climáticas, está levando ao aumento de mortes ano após ano, e o problema só tende a piorar. Arquitetos paisagistas, treinados para analisar e intervir em situações com dinâmicas territoriais naturais e sociais complexas estão em posição de fazer contribuições positivas para a mitigação de riscos em tais situações. Um esforço de colaboração entre uma equipe de arquitetos paisagistas da Alemanha e urbanistas em Medellín, estão realizando uma proposta de pesquisa e implementação de quatro fases para antecipar e mitigar riscos em assentamentos de baixa renda na periferia urbana de Medellín. Eles propõem cinco projetos piloto para testar estratégias de mitigação de riscos através de sistemas de alerta precoce e de monitorização, melhorias de drenagem, agricultura urbana, inclinação da arborização, e sites em desenvolvimento com os serviços prestados.

Palavras-chave : Envolvimento da comunidade; Gestão de riscos de desastres; Arquitetura paisagística; Urbanização non-formal; Paisagem urbana.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )