SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Desafios das paisagens periféricas urbanasEspaços livres: janelas para um urbanismo ecológico na Amazônia oriental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

versão On-line ISSN 2175-3369

Resumo

FAJERSZTAJN, Laís et al. Como o urbanismo ecológico pode promover a saúde humana?. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2016, vol.8, n.1, pp.77-95.  Epub 15-Dez-2015. ISSN 2175-3369.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.008.001.SE05.

Esta edição especial sobre urbanismo ecológico da revista Urbe destaca o esforço de arquitetos, urbanistas e designers em contribuir para cidades mais sustentáveis na América Latina. O objetivo deste estudo é oferecer aos arquitetos e urbanistas evidências científicas sobre como o meio ambiente urbano impacta a saúde. Historicamente, o viver nas cidades primeiro se associou com piores condições de saúde, representando um risco maior para cólera e doenças infecciosas. Depois das medidas sanitárias, viver nas cidades passou a ser uma vantagem para a saúde, quando comparado com a vida rural. Atualmente, a América Latina ainda convive com doenças infecciosas características do passado, ao mesmo tempo em que enfrenta um aumento crescente na incidência de doenças crônicas, classe de doenças que prevalecem na cidade e são modificadas pelo ambiente urbano. Com foco multidisciplinar e abordagem fluída entre diferentes escalas de análise, o Urbanismo Ecológico surge como uma solução promissora para proteger simultaneamente a saúde das pessoas e do planeta. Nós esperamos que, depois desta discussão, arquitetos e urbanistas usem a abordagem do Urbanismo Ecológico para abraçar a ideia de proteger a saúde através do exercício de suas profissões.

Palavras-chave : Cidades saudáveis; Urbanismo ecológico; Mobilidade urbana; Poluição do ar; Agricultura urbana.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )