SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Espaços livres: janelas para um urbanismo ecológico na Amazônia orientalAnálise dos Determinantes dos custos de resíduos sólidos urbanos nas capitais estaduais brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

versão On-line ISSN 2175-3369

Resumo

REIS, Lucimara Flávio  e  SILVA, Rodrigo Luiz Medeiros da. Decadência e renascimento do Córrego Cheong-Gye em Seul, Coreia do Sul: as circunstâncias socioeconômicas de seu abandono e a motivação política por detrás do projeto de restauração. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2016, vol.8, n.1, pp.113-129.  Epub 15-Dez-2015. ISSN 2175-3369.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.008.001.AO01.

Descreveremos e contextualizaremos o processo de decadência e renovação do entorno do Córrego Cheong-Gye, em Seul, Coreia do Sul. Explicaremos que, no passado, o córrego foi degradado por severa poluição e, mais tarde, tamponado por uma estrutura de concreto. Mais adiante, ergueu-se sobre essa cobertura uma via elevada. A paisagem resultante, uma estrada suspensa ladeada por vielas apinhadas de lojas populares, era a face do centro da capital sul-coreana até a virada do milênio. Por fatores de ordem política e econômica que discutiremos, decidiu-se descobrir o córrego e restaurar completamente o seu sistema hídrico. Com o projeto, buscou-se restabelecer o fluxo de pedestres para a região central, resgatando o contato dos habitantes com o veio d’água, mas também abrir novas possibilidades econômicas para a área, com a reconstrução e reocupação de todo o seu entorno. As principais intervenções urbanísticas contidas nesse projeto serão aqui nomeadas, bem como as motivações políticas subjacentes.

Palavras-chave : Córrego Cheong-Gye; Centro histórico; Obsolescência; Renovação urbana; Infraestrutura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )