SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 suppl.1Classification and grouping of Brazilian cities in heating and cooling degrees-day: 1960 to 2013Mapping the urban form of coastal fishing towns in Algarve: Olhão and Vila Real de Santo António author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

On-line version ISSN 2175-3369

Abstract

KRUGER, Eduardo  and  DRACH, Patricia. Quantificação dos impactos da climatização artificial na sensação térmica de transeuntes em termos de alterações no microclima. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2017, vol.9, suppl.1, pp.301-312. ISSN 2175-3369.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.supl1.ao04.

O presente estudo analisa efeitos do uso de ar-condicionado na sensação térmica devido a interferências na aclimatação de indivíduos no espaço aberto, a partir de estudo de campo no centro do Rio de Janeiro. Campanhas de monitoramento foram realizadas em períodos quentes entre 2012 e 2015, com uso de estação meteorológica concomitantemente à aplicação de questionários estruturados segundo a ISO 10551, aos quais se incluíram questões acerca do uso de ar-condicionado. O índice de conforto utilizado para interpretar dados microclimáticos foi o UTCI (Universal Thermal Climate Index). Dos resultados obtidos, notou-se que o uso frequente de ar-condicionado impacta a percepção térmica dos usuários, interferindo na definição de limites de conforto. Verificou-se uma queda de 2°C em unidades UTCI para uma situação de início de estresse térmico por calor para o grupo menos aclimatado (usuários habituais de ambientes climatizados artificialmente), fato que sugere redução na tolerância térmica ao calor dessa população. A partir dos resultados encontrados e para o desenvolvimento da área de conforto em espaços abertos no Brasil (cuja maior parte do território apresenta clima tropical), no que tange a levantamentos de percepção térmica junto à população, recomenda-se a introdução do questionamento acerca do uso de ar-condicionado.

Keywords : Microclima urbano; Climatização artificial; Conforto em espaços abertos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )