SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 suppl.1Mapping the urban form of coastal fishing towns in Algarve: Olhão and Vila Real de Santo AntónioEvaluation of Road Signs conformity for improving road safety in urban Areas: a Case Study in Guimarães, Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

On-line version ISSN 2175-3369

Abstract

LIMA, Cristina de Araújo  and  FORTUNATO, Rafaela Antunes. Mobilidade e qualidade espacial urbana no entorno de terminais do sistema BRT de Curitiba: desenho urbano e condições socioambientais. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2017, vol.9, suppl.1, pp.329-345. ISSN 2175-3369.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.supl1.ao06.

O presente artigo propõe uma reflexão a respeito das características de espaços urbanos situados nas proximidades de sistema de transporte, partindo do pressuposto de que um projeto de Desenho Urbano não atinge completamente seu objetivo sem uma avaliação da obra realizada. É necessário saber como aquele espaço projetado se apresenta após determinado tempo de uso e assimilação pela sociedade, considerando estes locais como itens definidos por projeto e regidos por legislação urbanística. Assim, o artigo relata o início de uma pesquisa que busca, inicialmente, entender as características morfológicas, funcionais e socioambientais do entorno de terminais centrais do sistema BRT de Curitiba – uma proposta curitibana reproduzida mundialmente. No estudo são focalizadas quadras, lotes, atividades e equipamentos existentes nas proximidades de alguns terminais. Nessa etapa preliminar foi testada uma metodologia baseada em sistema de pontuação derivado de seis categorias de análise definidas por características diversas aplicadas aos dados coletados em campo e provenientes de fontes secundárias. Os resultados apontam aspectos que sinalizam possibilidades de maior adensamento, diversidade de usos, serviços, equipamentos na perspectiva de consolidação de centralidades vinculadas ao Sistema BRT; evidenciam condições socioambientais como itens secundários, confirmando terminais centrais como concentradores das funções urbanas de uso cotidiano.

Keywords : Desenho urbano; Qualidade espacial urbana; Mobilidade e uso do solo; Espaço entorno terminais BRT; Curitiba.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )