SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 suppl.1Mobility and urban space quality in the environment of terminals of the Curitiba BRT system: urban design and socio-environmental conditionsModeling Urban Sprawl Patterns of the Metropolitan Region of São Paulo based on Cellular Automata author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

On-line version ISSN 2175-3369

Abstract

RODRIGUES, Daniel Souto et al. Avaliação da conformidade de Sinais de Trânsito para melhorar a segurança rodoviária em meio urbano: uma aplicação no Centro de Guimarães, Portugal. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2017, vol.9, suppl.1, pp.346-360. ISSN 2175-3369.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.supl1.ao07.

A segurança rodoviária depende da existência de uma rede de sinalética apropriada e de uma correta manutenção dos sinais ao longo do tempo. Os sinais verticais de trânsito, para serem efetivamente funcionais, devem permanecer adequadamente visíveis e percetíveis. Neste artigo apresenta-se uma metodologia para avaliar o nível de conformidade dos sinais, procurando identificar eventuais deficiências funcionais. A metodologia baseia-se numa análise multicritério, onde são considerados dois critérios e oito subcritérios relacionados com as características físicas e operacionais dos sinais. A visibilidade dos sinais foi avaliada através de uma análise em SIG, considerando as distâncias de travagem e de paragem. O nível de intervenção obtido é constituído por quatro níveis, em função da necessidade e da urgência em recuperar a função dos sinais. A metodologia foi aplicada na cidade de Guimarães, Portugal. Os resultados comprovam a funcionalidade da metodologia e revelam que mais de metade dos sinais analisados não estão totalmente em conformidade com as normas, muito por culpa da estrutura urbana compacta e da presença de vegetação nas ruas. Uma vez que, para vários sinais, as distâncias de travagem e de paragem não são adequadas, pode-se concluir que os utilizadores destas ruas estão expostos a riscos que ameaçam a sua segurança.

Keywords : Sinais de trânsito; Conformidade; Visibilidade; SIG; Multicritério.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )