SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 suppl.1Modeling Urban Sprawl Patterns of the Metropolitan Region of São Paulo based on Cellular AutomataPlanning and implementation of a selective waste collection program: using a geographical information system to calculate the routes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

On-line version ISSN 2175-3369

Abstract

CADURIN, Leonardo Dal Picolo  and  RODRIGUES DA SILVA, Antônio Nélson. Estudo exploratório da demanda potencial para um sistema de compartilhamento de bicicletas pedelecs. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2017, vol.9, suppl.1, pp.372-384. ISSN 2175-3369.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.supl1.ao09.

O objetivo deste estudo exploratório é apresentar e discutir os resultados de um procedimento para avaliar a demanda potencial por um sistema de bicicletas pedelecs compartilhadas no campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Formado por duas áreas separadas por uma distância de 4,5 km, o campus parece ser particularmente adequado para implantação deste tipo de sistema de transporte. O procedimento proposto permite traçar um perfil do público-alvo. Permite ainda verificar a preferência entre os ônibus operados pela própria universidade e as pedelecs compartilhadas, visando os deslocamentos entre áreas. Para tanto, faz uso das técnicas de preferência declarada e redes neurais artificiais, para as etapas de coleta e análise dos dados, respectivamente. A partir das respostas de 397 estudantes foi possível identificar que o esforço físico, condições meteorológicas, tempo de viagem e ausência de ciclovias são fatores que restringem o uso de bicicletas convencionais. Lotação excessiva, horários de partida fixos, ausência de controle sobre o início da viagem e distância de caminhada são aspectos importantes para as pessoas não utilizarem os ônibus operados pela USP. Sobre a preferência por pedelecs, a escolha é influenciada pela presença de ciclovias/ciclofaixas, da lotação do ponto de ônibus da USP e das condições meteorológicas.

Keywords : Sistema de compartilhamento de bicicletas; Preferência declarada; Pedelec; Demanda; Campus universitário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )