SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 suppl.1Exploratory study of the potential demand for a pedelec bike-sharing systemThe role of “Minha casa, minha vida” program in the cities building process: the configurational perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

On-line version ISSN 2175-3369

Abstract

BERNARDO, Marcella  and  LIMA, Renato da Silva. Planejamento e implantação de um programa de coleta seletiva: utilização de um sistema de informação geográfica na elaboração das rotas. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2017, vol.9, suppl.1, pp.385-395. ISSN 2175-3369.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.supl1.ao10.

Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída a obrigatoriedade de implantação de programas de coleta seletiva e que tais programas sejam eficientes. Tanto na implantação como na melhoria de programas já existentes, deve-se analisar principalmente três questões: quem será o agente executor; qual a modalidade será utilizada e como realizar o planejamento eficiente das rotas de coleta. Uma maneira de otimizar as rotas de coleta é a utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Assim, neste trabalho foi planejado e implementado um programa de coleta seletiva em São Lourenço, Minas Gerais, com a utilização de um SIG na elaboração das rotas. Hoje, duas rotas estão em funcionamento, possibilitando que toda a população do município seja atendida pelo programa de coleta seletiva. Além disso, percebe-se com o trabalho que a modalidade de coleta seletiva porta a porta não é a ideal no início da implantação e que a conscientização da população é a maior barreira para isto.

Keywords : Política Nacional de Resíduos Sólidos; Coleta seletiva; Sistema de Informação Geográfica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )