E1. Promover atividades temporárias de entretenimento, lazer e recreação dentro do Maracanã ou no entorno, antes e depois de finalizado o evento, para ter um melhor aproveitamento dos diversos modos de transporte, evitando o acúmulo de pessoas, especialmente na saída do evento. |
• Considerando que muitos espectadores preferem chegar com antecipação (20% com três horas) e que, de acordo com os grupos focais, os pedestres avaliam como um fator positivo da caminhada as condições de socialização, a identificação e a criação de um ambiente festivo e de atividades locais serviriam não somente aos alojados na Tijuca, mas também àqueles que chegam mais cedo, gerando, assim, condições favoráveis para a caminhada; • Em termos gerais, os espectadores subestimam os tempos de caminhada. Em média, o tempo percebido é de 10 minutos menor ao efetivo para cada percurso (com base em estimativas dos entrevistados). Isso pode ser explicado pelo ambiente festivo que envolve o evento e torna o trajeto mais ameno. Tais atividades tendem a amenizar a percepção do tempo no trajeto e na espera do evento, conforme indica Litman (2008)Litman, T. (2008). Valuing transit service quality improvements. Journal of Public Transportation, 11(2), 43-63. http://dx.doi.org/10.5038/2375-0901.11.2.3. http://dx.doi.org/10.5038/2375-0901.11.2...
para o caso do TP: os atributos qualitativos das viagens (como conforto, conveniência e segurança) afetam o valor que os usuários atribuem ao tempo de viagem ou de espera, o que se traduz em condições favoráveis. |
E2. Fortalecer na Tijuca os usos de solo mistos por meio de políticas e de regulações urbanas, bem como manter adensamento relativamente alto. |
• O planejamento do transporte e do uso do solo de forma integrada é uma ferramenta muito forte para incentivar o uso de diferentes modalidades de transporte (Monzón, 2005Monzón, A. (2005). Gestión del transporte metropolitano. In E. Rojas, J. Cuadrado-Roura, & J. Fernández Güell (Eds.), Gobernar las metrópolis (pp. 409-472). Washington: Banco Interamericano de Desarrollo.); • A densidade influencia na mobilidade utilizada, tendendo a reduzir o uso do automóvel à medida que esta aumenta (Rodrigues et al., 2014Rodrigues, A., Flórez, J., Frenkel, D., & Portugal, L. (2014). Indicadores do desenho urbano e sua relação com a propensão a caminhada. Journal of Transport Literature, 8(3), 62-88. http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312014000300004. http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312014...
). Adicionalmente, o uso do solo é um dos fatores que mais influenciam na mobilidade dos pedestres (Valenzuela-Montes & Talavera-García, 2015Valenzuela-Montes, L. M., & Talavera-García, R. (2015). Entornos de movilidad peatonal: una revisión de enfoques, factores y condicionantes. Revista Latinoamericana de Estudios Urbano Regionales, 41(123), 5-27. http://dx.doi.org/10.4067/S0250-71612015000300001. http://dx.doi.org/10.4067/S0250-71612015...
). A área de influência do estádio do Maracanã apresenta uma diversidade de usos do solo, uma alta densidade e uma rede de caminhos relativamente conectados, proporcionando um ambiente construído favorável para caminhar (Flórez et al., 2014Flórez, J., Muniz, J., & Portugal, L. (2014). Pedestrian quality of service: lessons from Maracanã stadium. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 160, 130-139. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.12.124. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2014....
). |
E3. Criar e promover uma “marca” Tijuca como um local de entretenimento diurno e alojamento temporário por meio da organização de grupos vizinhos, taxistas, empresários e líderes da Prefeitura. |
• Resultados dos questionários mostram que alguns espectadores não residentes se alojam na Tijuca, apesar de não ser um dos setores turísticos da cidade; • A promoção de uma marca no âmbito urbano leva à criação de estratégias que convergem em um único conceito, sem deixar de lado a gestão dos recursos, a reputação do local e a sua imagem. A marca impulsiona a competitividade local para atrair turistas e potenciais investidores, ao mesmo tempo que ajuda na regeneração urbana do local e incrementa a qualidade de vida dos moradores (Dinnie, 2011Dinnie, K. (2011). Introduction to the theory of city branding. In K. Dinnie (Ed.), City branding: theory and cases (pp. 3-7). Hampshire: Palgrave Macmillan. http://dx.doi.org/10.1057/9780230294790_1. http://dx.doi.org/10.1057/9780230294790_...
); • Considerando que a Tijuca é um bairro de usos mistos, intensa dinâmica urbana, boa acessibilidade por meio de TP e da presença do estádio (condições validadas pelos grupos focais), é possível promover o local como zona de alojamento e atividades urbanas. Durante os eventos no Maracanã, a Tijuca pode se posicionar como um bairro de alojamento com acesso a pé e de bicicleta até o estádio. |
E4 Abrir um site ou conceber um aplicativo com indicação das atividades lúdicas, alojamentos, trajetos mais interessantes a pé e de bicicleta, inclusive sinalizando nas estações de metrô, de trem e no entorno do estádio os lugares de interesse, de maneira a reforçar a atratividade da Tijuca. |