SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 suppl.1Legal aspects and perceptions on strategies for smart and creative cities: study of the municipality of Chapecó (SC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

On-line version ISSN 2175-3369

Abstract

FERNANDES, Ricardo; GAMA, Rui  and  BARROS, Cristina. Atividades criativas, especialização inteligente e oportunidades para os territórios urbanos de pequena dimensão: o caso do carnaval de Estarreja. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2018, vol.10, suppl.1, pp.212-227.  Epub Oct 08, 2018. ISSN 2175-3369.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.supl1.ao12.

No quadro da consolidação da sociedade do conhecimento, da aprendizagem e da criatividade, os territórios têm tido a necessidade de reajustar as suas estratégias em torno de atividades criativas, que consubstanciam novas lógicas de desenvolvimento territorial e de política pública. Partindo da contextualização da especialização inteligente no quadro das políticas públicas europeias e da importância das atividades e dos recursos criativos, a investigação pretende identificar novas oportunidades para territórios urbanos de pequena dimensão no sentido de redefinir as suas estratégias de desenvolvimento local. A investigação surge no sentido de realizar uma discussão em torno da valorização de dinâmicas culturais e criativas que promovam o desenvolvimento integrado e transversal dos diferentes atores e do seu território. Foi utilizado como referência de estudo o município de Estarreja (Portugal) enquanto espaço urbano de pequena dimensão com uma trajetória de especialização industrial no passado, mas com algumas dinâmicas criativas atuais. Com efeito, pretende-se discutir a exequibilidade da aplicação dessa matriz estratégica no âmbito das atuais políticas públicas de desenvolvimento.

Keywords : Criatividade; Atividades/recursos culturais e criativos; Especialização inteligente; Territórios urbanos de pequena dimensão; Estarreja.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )