SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Rural Literacy in Brazil in the Light of the Relations Between Rural and Urban Areas and GenderJörn Rüsen theory of history between modernity and post-modernity: a contribution to the didactics of history índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Educação & Realidade

versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

VILARONGA, Carla Ariela Rios  y  SARTI, Flavia Medeiros. A universidade e o desafio de escrever para professores. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.3, pp.969-989. ISSN 2175-6236.  http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362012000300014.

O artigo discute aspectos relacionados à produção de textos dirigidos a professores da Educação Básica, focalizando a função-autor nesse processo. No contexto educacional atual, os autores desses textos desempenham importante papel, à medida que sua atuação integra-se a processos de legitimação de certos discursos e de novas modalidades de formação docente. Esses pesquisadores acadêmicos se deparam com novos desafios, entre eles o de escrever para os professores da escola. O estudo cujos dados são apresentados neste artigo foi realizado sob uma abordagem qualitativa, a partir de análise documental e de entrevistas, tendo por referencial empírico um programa especial de formação superior de professores em serviço.

Palabras clave : Formação de Professores; Universitarização do Magistério; Profissionalização Docente; Programas Especiais; Autoria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons